Introdução

Os Governos Federal e Estadual para verificarem o desempenho dos alunos da Educação Básica se utilizam de instrumentos, tais como a Prova Brasil (BRASIL, 2007) e SAEB (BRASIL, 2007). Os índices atingidos pelos alunos são considerados baixos em relação a meta estabelecida pelo Governo Federal. Estes resultados nos levam a crer que possa haver ligação entre os baixos índices de médias apresentadas e a motivação dos estudantes.
Motivadas, então, enquanto estudantes da disciplina “da motivação ao comprometimento com o saber”, no mestrado/ doutorado em educação da PUCRS, resolvemos buscar informações acerca de fatores motivacionais e a relação que estes têm com o aprendizado estudantil. Esta busca partiu de bibliografias específicas e dos conhecimentos da disciplina em curso. Acredita-se que a motivação seja uma forte determinante na (re) construção do conhecimento nos processos de aprendizagem.
Com o olhar voltado à relação entre motivação e aprendizagem, este projeto pretende investigar as diferentes problemáticas que intervém no processo de ensino e aprendizagem que podem ser de planejamento curricular, da gestão do conteúdo, da gestão da classe, de valores morais, de convivência, administrativos, enfim, possíveis intervenientes relacionados (ou não) a motivação.