BEAUDOIN, Marie- Nathalie; TAYLOR, Maureen. Bullying e desprespeito: como acabar com essa cultura na escola. Tradução Sandra Regina NETZ. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
BRASIL. Prova Brasil. 2007. Disponível em: HTTP://http://provabrasil.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=81&Itemid=98. Acesso em: 22 jun. 2011.
BRASIL. SAEB. 2007. Disponível em: http://http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/saeb/news07_01.htm. Acesso em: 22 jun. 2011.
FELICETTI, Vera Lúcia. Um estudo sobre o problema de matofobia como agente influenciador nos altos índices de reprovação na primeira série do ensino. In: ____. 7.2 Hábitos de estudo: praticados mediante o conhecer-se. 5 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
LOPES, Noêmia. Entrevista com Silvia Parrat-Dayan- Indisciplina se combate com democracia. Nova Escola, São Paulo, ano III, n. 12, p. 18-20, fev./mar. 2011.
PINTRICH, Paul R.; SCHUNK, Dale H.. Motivación em contextos educativos: teoria, investigación y aplicacione. Madrid: Pearson, 2006.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. (3ª ed.). Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.